12/07/2014

Formatura: 50 Anos em 5!


Foto da Placa

Aula da Saudade
O que eu tenho para falar sobre isso? Vamos começar pelo título: escolhi o slogan de JK para resumir esses anos ali dentro, porque foi o que achei menos terrível para usar como título ao me expressar sobre o pesadelo que vivi ao longo de cinco anos infernais. Eu sei que muita gente deve achar estranho o uso dessa palavra, mas foi a fase difícil que vivi até hoje, pois está ao lado de pessoas que só me apunhalaram pelas costas foi difícil, foi difícil manter o sorriso diante de cobras e engolir a dor foi pior ainda. Desculpe-me alguns, falo de uma minoria, a minoria com a qual me exclui, afinal fazer uma faculdade numa área que não é a sua, não é fácil.

Ana Clécia (joaninha) e eu divando de Chiquinha (kkkkkkk)
Lembro-me daquele doloroso primeiro dia de aula, onde me dei conta que iria caminhar meia hora rumo a “cadeira elétrica”, mas essa história do primeiro dia, eu já contei em outro post. A verdade é que lembro pouco desse dia, ao mesmo tempo, lembro-me de muito.  Como esquecer Ana Clécia que foi a primeira pessoa que vi e conversei, uma das poucas pessoas gentis das quais me aproximei, é uma pena que não tenhamos sido tão próximas, mas você sabe que tenho um carinho especial por ti.

Ato Ecumênico
Como foi difícil viver num ambiente que eu sabia que não havia sido feito para mim, um lugar cheio de pessoas falsas, verdadeiras cobras. Com raríssimas exceções, tive vontade de mandar professores irem se f@#%&. Mas calma, não todos, alguns eram especiais: Fausto (um pai), Flaubert, Hélio, Franciclézia (a única disciplina que estudei por prazer foi a sua: Economia do Trabalho), Miguel, Boanerges e outros tantos, e claro meu orientador Ronie que foi tão paciente, entendendo minhas dificuldades e limitações.


Descerramento da Placa
Eu queria de verdade passar uma borracha e apagar esses cinco anos, como eu disse a Graça e a Ana Clécia, duas semanas antes da defesa da monografia: “eu me arrependo: me arrependo de cada palavra, de cada gesto, de cada ação, de cada pensamento aqui dentro, mas acima de tudo, me arrependo de ter posto os pés nesse lugar!”, mas pensando bem, acho que eu provoquei o inferno que vivi, eu poderia ter sido outra pessoa, uma pessoa melhor, não ter me excluído e ao invés de ter me afastado, deveria ter me aproximado, muitos ali poderiam hoje serem meus melhores amigos, no entanto, devido a minha ignorância, mau-humor e raiva, hoje são apenas colegas do passado. Eu poderia ter transformado esse inferno no meu paraíso, mas não fiz.
Colação de Grau
A culpa sempre foi minha, não abri meus braços para acolher o novo, ao contrário, preferi responsabilizar aqueles jovens sonhadores pela opção errada que fiz, entrando ali. Se o tempo voltasse, sei que eu faria diferente, faria tudo certo dessa vez, daria mais risada e veria em vocês todos um belo começo, mas não foi isso que fiz. Aliás, todos não, alguns, confesso, prefiro nunca mais encontrar, nem falar, são pessoas que me causam ânsia, as quais, se eu tivesse escutado meu coração, não teria me aproximado. Sei que o tempo não volta (ainda bem!). Serviu a experiência e desejo que todos sejam felizes.

Meu orientador Ronie Cléber
É isso, amadureci muito, entrei uma menina e sai uma mulher, mais consciente e menos ingênua, menos infantil; agora, vou realizar meus sonhos, pois esse era o sonho da minha família, e quando achava que ia desmoronar era neles que eu pensava e insistia em permanecer de pé. Na verdade, pensei nesse slogan enquanto ouvia a banca examinadora da minha monografia fazer suas observações, ao mesmo tempo em que ouvia cada um deles falar tinha que conter as lágrimas, pois passava um filme dos últimos cinco anos ali dentro.

Minha Família
Obrigada a todos que estiveram ao meu lado, em especial a minha família; eu soube que tudo tinha valido a pena quando ao fim da colação de grau, minha mãe me abraçou chorando e disse que eu tinha lhe dado a maior alegria da sua vida e não há palavras para expressar isso! Obrigada meu Deus, obrigada meus amigos pelo apoio e desculpa aos que magoei ou fui indiferente, vocês agora sabem a minha história.



2 comentários:

  1. inferno é muito ruim, ainda bem que vc termino, queria ve mais foto sua, da formatura. vc fico linda

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bia, postarei mais fotos sim!

    ResponderExcluir