29/11/2015

Roteiro de Lista Para uma Vida Melhor em 2016


Oi gente!

Como falei ontem, o ano começa agora para mim, resolvi adotar um calendário diferente para que eu pudesse me adaptar.

Primeiro, se no advento a Igreja inicia um novo calendário litúrgico onde nós fiéis nos preparamos para a vinda de Cristo, então faço desse novo calendário o meu (deixando claro, o novo calendário litúrgico, não celebra o ano novo na Igreja Católico, ele marca o início da preparação do Natal, que se segue no ano seguinte, passando pela Páscoa – maior festa da Igreja – até a festa de Cristo Rei – cinco domingos antes do Natal – celebro ano novo no advento porque é uma coisa minha), dessa forma, consigo com mais eficácia pôr em prática as promessas que todos fazem no ano novo.

Bom, como vocês sabem, tenho uma lista de planos para realizar em vida (clique aqui), nessa lista está desde coisas materiais, passando por sonhos, desejos, metas, até coisas fúteis (fúteis para alguns, importantes para mim).

Hoje, minha dica com esse post é ajudar você a criar uma lista também, pode ser para o ano de 2016 ou para sua vida. Quando fiz a minha, não segui nenhum roteiro, mas tenha certeza que ela atende um roteiro abaixo que desenvolvi para vocês:

1. Espiritual:


Independentemente de você ter ou não uma religião, o seu lado espiritual deve ser colocado em prática! Se você é cristão: reze/ore; se é budista ou espírita: faça yoga; se tem ou não uma fé, busque encontrar paz interior, saia para um lugar sozinho e relaxe, leia autoajuda, medite, ajude ao próximo, faça as pazes com você e com os outros (que tal procurar aquela pessoa que você não conseguiu perdoar e finalmente se livrar desse fardo? Abrace-a e perdoe-a), procure a força maior que te guia.

No meu caso, a Trindade me guia e tento estar sempre próxima de Deus;



2. Emocional:


O campo emocional na sociedade atual, onde o “EU” tem predominado mais do que o “NÓS”, nunca esteve tanto em evidência, o caso é que se estamos mais subjetivos, é hora de navegar fundo e evidenciar o que precisamos mudar em nós mesmos: “o que está faltando?”, “por que estou excessivamente preocupada?”, “como controlar meu estresse?”; pense em todos seus defeitos e escreva-os, depois faça o mesmo com as qualidades, exercite suas qualidades, procure aperfeiçoa-las e pense no que poderia fazer para não controlar seus defeitos, em alguns casos, saná-los. 

Autoajuda, pode ser uma boa opção, grupos também, livros de colorir, terapia pode ser importante e muito legal não só para se controlar, mas para se entender melhor.



3. Físico:


Se falamos acima da saúde emocional, que nos torna lindos por dentro, vamos agora ao que nos torna lindos por fora: físico! A nossa saúde física depende de alguns passos: alimentação balanceada, exercício físico, água... E por aí vai, que tal descobrir seus alimentos preferidos e buscar alternativas saudáveis deles? Um nutricionista irá te ajudar nessa etapa. O mesmo vale para os exercícios, gosta de nadar? Correr? Caminhar? Dançar? Só não esqueça que deve procurar um personal para isso. E se precisar recorrer a algum tratamento estético, não se iniba, não coloque sua vida em risco, mas se há clínicas de estéticas aí, busque um bom profissional, às vezes, nossa pele está precisando mesmo de um dermatologista ou de uma drenagem linfática. Cuidar dos dentes, das unhas e dos cabelos também levanta a autoestima.

Para dar um UP na minha saúde física, há dois anos, peguei uma lista de chamados “oito verdadeiros remédios” (veja aqui) e coloquei em prática, atualizei por ano semana a semana, e hoje atualizo esporadicamente, mas funcionou e hoje cuido melhor da minha saúde física.



4. Intelectual: 


Seu cérebro estimulado com conhecimento pode te ajudar até mesmo a fazer mais amigos. Leia bons livros, veja filmes, estude mais o nosso português, faça cursos de outros idiomas, estude, faça um curso de teatro, enfim... O que gostaria de aprender hoje?



5. Enérgico:


Esse campo é aquele sinônimo de “chutar o pau da barraca”, isso mesmo. Alimente-se de forma diferente: vá a shows de bandas que você curte e que quer conhecer, doe roupas antigas, jogue fora coisas que não usa mais em casa: papéis velhos, embalagens antigas... Tenha um hobby, compre coisas novas, viaje, sonhe, visite pessoas diferentes, tenha um dia só para você nem que seja mensalmente.


Pensem em tudo isso, escreva tudo num papel, depois separe por categorias e passe a limpo com canetas de cores diferentes (uma para cada categoria, crie subcategorias, se achar necessário), descreva passo-a-passo como fará para realizar, faça ilustrações, cole imagens, trechos de músicas que combinam com o que escreveu, ouça-a também, veja filmes que te inspirem a realizar a tarefa, ou crie um blog e faça tudo virtualmente no privado ou compartilhando com o mundo sua experiência de vida, inspirando outras pessoas como você... 



Enfim, seja feliz em 2016 e em todos os anos de sua vida!!!

2 comentários:

  1. Sempre faço essas reflexões e tento melhorar a cada ano, é importante determinar o que gostaríamos de mudar, beijos.
    http://thealmeidasblog.wix.com/thealmeidasblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Espero que o roteiro em questão te ajude!
      Beijos!

      Excluir