11/05/2018

Depois de Maio


Oi gente!

Vocês já ouviram falar sobre maio de 1968?

Foi uma grande onda de protestos que teve início com manifestações estudantis para pedir reformas no setor educacional. O movimento cresceu tanto que evoluiu para uma greve de trabalhadores que balançou o governo do então presidente da França, Charles De Gaulle. “Os universitários se uniram aos operários e promoveram a maior greve geral da Europa, com a participação de cerca de 9 milhões de pessoas. Isso enfraqueceu politicamente o general De Gaulle, que renunciou um ano depois”, diz o historiador Alberto Aggio, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Franca (SP).
O começo de tudo foi uma série de conflitos entre estudantes e autoridades da Universidade de Paris, em Nanterre, cidade próxima à capital francesa. No dia 2 de maio de 1968, a administração decidiu fechar a escola e ameaçou expulsar vários estudantes acusados de liderar o movimento contra a instituição. As medidas provocaram a reação imediata dos alunos de uma das mais renomadas universidades do mundo, a Sorbonne, em Paris.
Eles se reuniram no dia seguinte para protestar, saindo em passeata sob o comando do líder estudantil Daniel Cohn-Bendit. A polícia reprimiu os estudantes com violência e durante vários dias as ruas de Paris viraram cenário de batalhas campais. A reação brutal do governo só ampliou a importância das manifestações: o Partido Comunista Francês anunciou seu apoio aos universitários e uma influente federação de sindicatos convocou uma greve geral para o dia 13 de maio.
No auge do movimento, quase dois terços da força de trabalho do país cruzaram os braços. Pressionado, no dia 30 de maio o presidente De Gaulle convocou eleições para junho.
Com a manobra política (que desmobilizou os estudantes) e promessas de aumentos salariais (que fizeram os operários voltar às fábricas), o governo retomou o controle da situação. As eleições foram vencidas por aliados de De Gaulle e a crise acabou.
(Dados do Wikipédia)

Longa explicação, né? Mas, tudo isso é para poder te indicar o filme Depois de Maio, sem esse texto acima fica complicado entender a luta da película.

Enfim, Depois de Maio, começa com a história no ano de 1971, onde estudantes de uma cidade francesa acreditam que devem continuar a luta de Maio de 68 e manter vivos os protestos, apesar da repressão policial. Gilles é um deles, um jovem estudante imerso na atmosfera criativa e política da época que divide seus dias entre o amor, a revolução e a arte. Como os seus colegas, ele está dividido entre o investimento radical na luta política e a realização de desejos pessoais.

Ou seja, Gilles é como cada um de nós, dividindo-se entre a luta de ideias políticos em prol de todos (independentemente de partido ou preferências) e nossos sonhos pessoais.
O filme ainda discute amores e seus conceitos nessa fase de adolescência, juventude e começo da vida adulta.

Vale muito a pena assistir.

Assim como o filme que indiquei esses dias (veja aqui) esse envolve política, mas é só coincidência, gente. Meu objetivo não é falar de política e sim falar sobre maio mesmo.

Assistam e me digam o que acharam do filme, ok?

Beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário