16/05/2018

Maio Vermelho


Oi gente!

Mais um belo dia de maio, não é mesmo?

Ontem falamos sobre o Movimento Maio Amarelo (veja aqui), hoje falaremos sobre outra campanha que acontece nesse belo mês.

Trata-se da campanha Maio Vermelho, cujo objetivo é conscientizar, prevenir, lutar e combater o câncer de boca.

Nesse mês, dentistas e equipes de saúde bucal das redes pública e privada realizam atividades de divulgação da doença e principalmente buscam alertar a todos!

As principais informações que devemos saber, segundo o site Faxinal do Soturno (http://www.faxinaldosoturno.rs.gov.br)

1. Localização:

O câncer de boca pode estar localizado em vários lugares na cavidade oral, sendo alguns deles: a língua, assoalho de boca (região embaixo da língua), os lábios, mucosa jugal (bochechas), a gengiva, o palato duro (céu da boca), palato mole e região retromolar (região atrás do último dente inferior).

2. Os principais fatores de risco são:

- Tabagismo: a grande maioria dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. Sabe-se que o cigarro libera muitas substâncias nocivas que ajudam a gerar não somente o câncer bucal, mas também problemas pulmonares e cardiovasculares;

- Alcoolismo: quando o consumo de bebidas alcoólicas é muito frequente, aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre o cigarro e bebidas alcoólicas aumenta mais ainda as chances de desenvolver o câncer bucal.

Além desses, outros fatores que podem estar associados como:

-  Radiação solar: a exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios. Considerando que estamos em uma região agrícola, recomenda-se o uso de protetor solar labial que é facilmente encontrado nas farmácias;

- Vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano): o vírus do HPV quando transmitido por sexo oral está associado a casos de câncer na cavidade oral;

- Irritação mecânica crônica/ trauma constante: pelo uso, por exemplo, de uma prótese mal adaptada;

- Alimentações pobres em vitaminas e minerais - principalmente a vitamina C;

- Higiene bucal deficiente.

Os dados do site JornalIbia (http://jornalibia.com.brapontam os principais sintomas, mas lembra que devemos ficar atentos, pois nem sempre eles podem ser tão evidentes:

1. Ferida que não cicatriza

Pode não ser apenas uma afta insistente. Qualquer lesão que demora mais de duas semanas para cicatrizar requer atenção.

2.Aumento do volume

Quando gengiva ou língua apresentam aumento de volume sem uma explicação, é indicado procurar um especialista.

3. Sangramento repentino

Ter um sangramento na boca, a menos que você tenha sofrido algum acidente, não é normal e deve servir de alerta. Claro que nem sempre serão casos de câncer. Existem outros problemas relacionados a gengiva que geram sangramento.

4.Mancha branca

Aqui está um sintoma bastante específico do câncer. Manchas brancas e úlceras na boca devem gerar a procura imediata por um dentista. Se for confirmada uma lesão cancerígena, será iniciado o tratamento para evitar a metástase a outras partes da boca.

5.Nódulos

Caroços são sintomas para o câncer como um todo, incluindo os de boca. Quando localizados na boca ou no pescoço, devem gerar a procura por um especialista.

6.Dor

É um sintoma que surge quando o quadro já está mais avançado. Uma dor na garganta que não melhora também deve servir de alerta. Nas fases mais evoluídas, mau hálito e até dificuldade em falar e engolir podem surgir.

Você tem algum desses sintomas? Procure o médico! Não deixe para depois! Só temos uma vida!

Amanhã conheceremos mais uma campanha desse mês de maio, não esquece de visitar o Mundo de MJ.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário