20/08/2018

Como Usar Preto Total: 50 Tons de Preto


Oi gente!

Hoje vamos falar de roupas, mais precisamente de uma cor de roupa, que como você já perceberam no título, é a cor preta!

A proposta é para quem gosta, deseja ou quer saber usar um look preto total, ou “all black” como costumamos ouvir.

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por essa cor, aliás, minha cor favorita e, por isso, tenho propriedade para falar sobre ela, pois 99% das minhas roupas são nessa cor “maravilinda”.

E sem muita enrolação, vamos as dicas. Mas antes de sugerir os looks, é bom termos em mente, algumas noções básicas:

I. Use e abuse dos acessórios;
II. Escolha sempre mesclar peças mais elaboradas com peças mais simples;
III. Como a cor esquenta muito, escolha tecidos mais leves para os dias de sol.
IV. Um toque de cor levanta o look, mesmo em propostas “total black” (como veremos adiante);
V. O preto é conhecido como “a cor que emagrece”, então, tenham cuidado para não emagrecerem ainda mais ou optar por muitas peças porque o efeito pode ser o contrário.

E dependendo do que você deseja transmitir, desde uma proposta mais gótica até um look elegante ou despojado, dá para se jogar sim no preto total e arrasar:

1. Gótica:



Não dá para falar em preto total e não lembrar do estilo gótico de se vestir, então começaremos por ele, afinal, quem nunca usou preto total e ouviu palavras do tipo: “gótica”, “trevosa”, “viuvinha”, essa última é a voz da minha família falando para mim (hehehe).

Mas, a verdade é que o estilo gótico é sim lindo, e muito fácil de compor, os traços que garantem esse jeito de se vestir são: vestido soltinho, chapéu, bota, meia 7/8 ou bota Over Knee, saia de couro, bolsa de couro ou no estilo bolsa-saco, meia-calça (se for rasgada, dá mais estilo), jaqueta, olho preto, cinto de tachinhas, spikes e muito metal, seja nos brincos, pulseiras, colares...

Você pode ainda modernizar o look gótico com uma peça jeans, óculos de madeira, sutiã de tiras aparecendo (os famosos strappy bra, veja essa tendência aqui), batom vermelho ou laranja.

Ou seja, dá para abusar do preto gótico e dá uns toques pessoais na composição, deixando-o na linha do gótico-suave que é tendência nos últimos anos.

2. Dia a dia:




Eu sou daquelas que passo os dias de preto, então, uso e abuso do all black nas minhas manhãs insoladas e nas frias também. Ou seja, sei bem do que estou falando aqui.

O segredo para não ficar carregado, caso queira passar leveza, é escolher peças frescas (se tiver sol) e não exagerar ou utilizar olhos esfumados, além de optar uma boca mais nude (independentemente do tempo lá fora), além de evitar calça ou saia de couro.

Assim, regatinhas, calças jeans, leggings, bota de cano curto, sapato aberto e até rasteirinhas sintéticas.

Outra dica é abusar dos croppeds, se estiver muito quente, vale até usar rendas ou crochês, para garantir transparências e não derreter no calor, caso esteja frio, pode usar um moletom por cima com pontos de luz, como essa primeira imagem, onde o moletom é de poá. Vale ainda, usar algo bem discreto de outra cor, como o cinto da segunda imagem que é em um tom de nude.


3. Noite:



Vai sair a noite e quer abusar do all black? Tem para todos os gostos, afinal, é a cor mais democrática de todas.

Se está calor ou quer um visual mais sexy, opte por vestidos curtos ou midis com sandálias de salto alto, aí a dica é: se quer aparentar ser mais alta, opte por sandálias gladiadoras (como na segunda imagem) ou de amarrações abaixo do calcanhar; se o objetivo é parecer que é mais baixinha, opte por sandálias com amarrações acima do calcanhar, já que esse tipo de amarração passa a ilusão de corte e “achata” um pouco a estatura.

Se está frio, camisas longas e meias-calças são uma ótima pedida, inclusive se a intenção é passar seriedade no look, pode até optar por peças com transparências para dar um ar elegante e sexy na medida e se a previsão é de uma noite mais fria, as botas são uma ótima pedida.

Outra ideia, é um look all black que vai do dia para a noite, como na última imagem, assim, de dia pode utilizar o vestido com os óculos apenas (se estiver quente) e jogar uma jaqueta jeans por cima a noite (se esfriar), como a bota é no modelo open boot, não esquentará tanto no sol nem esfriará tanto no frio. Ou seja, uma combinação perfeita de preto total que vai do trabalho do dia para a balada a noite.


4. Festa:




Independentemente da festa: aniversário, shows, eventos religiosos... Enfim, dá sim para ir de preto e arrasar!

Assim, os modelos mais curtos como os longos causam uma ótima impressão e passa a ideia de sofisticação. Desse modo, eventos mais intimistas, como aniversários e eventos religiosos, cai bem optar por modelos que tenham mangas longos, saias midi, cortes mais clássicos e seriedade. Já eventos como shows, festas em clubes, premiações e jantares, dá para abusar de transparências e vestidos curtos (porém discretos).

Além disso, modelos longos podem sim ter transparências, como essa primeira imagem, onde o vestido apesar de ser comprido, possui partes com bastante transparência e renda, deixando partes do corpo a mostra, como a barriga e os joelhos. Outa dica é usar peças como na última imagem, onde a renda é forrada por um tecido nude, assim, é um total preto com toque de bege. Vale saber que: quando a renda é forrada por um tecido da mesma cor (nesse caso seria o preto) o look passa formalidade, sobriedade e sofisticação; se a renda é forrada por um tecido de tom nude (como o da imagem) garante um visual, sexy e, às vezes, despojado ou informal, dependendo da forma em que é apresentado.

Cuidado: se optar por usar preto em um casamento, converse antes com a noiva, a maioria não gosta que as convidadas vão com uma peça nessa cor!


5. Toque de cor:



É claro que há momentos em que desejamos um toque de cor, como já falamos nas imagens acima (cinto, óculos, moletom) e é muito fácil, independentemente do modelo adotado, dá esse toque de cor, sem fugir do all black.

Assim, podemos utilizar sapatos e bolsas em tons diferentes para completar o look montado. Dessa maneira, percebemos que o sapato prata (primeira imagem) e a bolsa laranja (terceira imagem), deixaram um look dia a dia, com um pouco de vida. Já o tênis branco (segunda imagem), deixou o look gótico mais clean e menos carregado, enquanto a bolsa vermelha (quarta imagem) deixou o look formal mais acesso e chic.



Outra dica, é utilizar uma terceira peça em cor diferente, seja amarado na cintura (primeira imagem) para arrematar o look ou até vestindo-a, assim, observamos que um visual dia a dia fica lindo com uma jaqueta de sarja verde por cima do vestido (segunda imagem) ou uma camisa xadrez fica perfeito por cima de um visual noite (terceira imagem), ou até essa proposta bem diferente de utilizar uma peça jeans entre a regata e o blazer (quarta imagem), deixando a composição de peças totalmente nova e linda, podendo utilizar tanto no trabalho quanto em uma noite mais fria.

Pode ainda, utilizar brincos coloridos e diferentes, cordões com pingentes engraçados, maxicolares, pulseiras em várias cores...


6. Celebridades:



O preto é famoso no tapete vermelho, mas celebridades amam usar all black em grandes e pequenos eventos. Transformando o nosso pretinho, em nada básico.

Assim, podemos ver peças com bastante transparência, para mostrar o corpo, como os vestidos da Bruna Marquezine e da Cara Delavigne, peças com decotes profundos que dão um ar mais sexy, como o da Marina Ruy Barbosa, a peças mais comportadas e românticas como o da Sandy.

São as nossas musas inspiradoras mostrando que dá para usar o preto sempre e quando quiser, optando apenas por modelos que conversem com o nosso estilo e com a intenção que queremos passar.

E vocês, qual das dicas gostou mais? Onde mais usam a cor preta? Gostam da cor? O que pensam dessa proposta all black?

Deixem suas opiniões nos comentários, ok?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário